Fogo em Condeixa-a-Nova destruiu áreas de olival e vinha

| País
Porto Canal com Lusa

Condeixa-a-Nova, Coimbra, 16 out (Lusa) - O incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, consumiu vários olivais e muita área de vinha, disse à agência Lusa o presidente do município.

O fogo, extinto cerca das 06:00 de hoje, consumiu uma área entre 20 a 25 hectares, mas não causou vítimas, adiantou Nuno Moita.

As chamas tiveram início no domingo, por volta das 16:30, na localidade de Poço, na freguesia de Zambujal, e alastraram até à zona de Cernache, junto ao IC2.

Segundo o autarca de Condeixa-a-Nova, as povoações de Alcabideque, Atadoa e Vessada foram as mais afetadas pelas chamas, havendo a registar muita área destruída de olival e vinha.

Entre os estragos causados pelo incêndio, Nuno Moita destaca também a destruição da infraestrutura de um campo de tiro e um barracão agrícola.

O fogo acabou por não consumir a mata da Bufarda, onde se situa uma grande mancha de pinheiro manso, devido à intervenção dos operacionais no terreno, acrescentou o presidente da Câmara.

"As chamas andaram muito perto das povoações e esse foi o grande problema", sublinhou o autarca.

Neste momento, encontram-se no perímetro da área ardida cerca de 50 operacionais em ações de rescaldo.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.