Chuva regressa ao continente, mas só ao final do dia nos distritos afetados

Chuva regressa ao continente, mas só ao final do dia nos distritos afetados
| País
Porto Canal com Lusa

A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afetados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Portalegre, Leiria, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Bragança, Braga e Viana do Castelo vão estar sob 'aviso amarelo' devido à previsão de chuva, podendo ser por vezes forte e acompanhadas por trovoada.

Este aviso vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

"Ao longo da manhã e início da tarde vamos ter uma descida da temperatura, mas em termos de precipitação ainda não chegará às regiões afetadas pelos incêndios até à tarde de hoje. Contudo, o vento diminuiu em relação ao dia de ontem [domingo] e vai ser hoje em geral fraco, mas moderado nas terras altas", adiantou à Lusa o meteorologista do IPMA.

Ricardo Tavares adiantou à Lusa que na segunda e na terça-feira está prevista uma descida de temperatura de entre 10 e 15 graus Celsius em todo o território de Portugal continental.

Segundo Ricardo Tavares, as temperaturas máximas no litoral vão variar entre os 20 e 25 graus Celsius e nas regiões do interior entre os 25 e os 30 graus.

"Para hoje estão previstos 30 graus em Santarém e ontem estiveram 38. Vamos ter uma descida acentuada e para amanhã prevê-se uma temperatura de entre 18 e 25 graus na generalidade do território do continente", disse.

No que diz respeito à precipitação, Ricardo Tavares adiantou que está prevista em especial para as regiões do norte e centro e alguma instabilidade no sul.

"Nas regiões do norte e centro, em especial no litoral, a precipitação vai tornar-se mais intensa e gradualmente vai estender-se à região do interior, mas mais para o final do dia", indicou.

Para terça-feira, o IPMA prevê que a precipitação chegue às regiões do interior e sul devido à passagem de uma superfície frontal fria e depois há um interregno sem precipitação de manhã e regressará ao final da tarde.

"A tendência para o resto da semana é de precipitação. Não haverá grandes variações nas temperaturas, poderá subir e descer, mas a tendência é que variem entre os 20 e os 25 graus", conclui.

Às 07:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 65 incêndios em curso, 17 em resolução e 46 em fase de conclusão.

Entre aqueles que a ANPC classifica como "ocorrências importantes", estavam 22 grandes incêndios ativos nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Vila Real e Santarém.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.