Lar de idosos evacuado em aldeia de Monção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 50 idosos de um lar em Barbeita, Monção, começaram a ser evacuados para o pavilhão da escola EB 2/3 devido ao incêndio que lavra, desde sábado, naquele concelho do Alto Minho, disse a vice-presidente da Câmara local.

Atualizado 16-10-2017 13:01

"Os idosos estão a ser transportados por viaturas da cruz vermelha, do centro paroquial e social de Barbeita e temos funcionários da Câmara Municipal a fazer o acompanhamento e orientação", disse Conceição Soares.

Segundo aquela responsável tratou-se de "uma medida de precaução devido ao incêndio incontrolável que atinge seis freguesias do concelho".

"Temos meios aéreos a ajudar os homens no terreno mas o fogo está muito complicado", afirmou apontando como principais dificuldades no combate ao fogo o vento forte e as altas temperaturas que se fazem sentir.

A responsável adiantou que "há quatro bombeiros feridos, sem gravidade".

"São ferimentos ligeiros provocados por queimaduras ligeiras, inflamações oculares, e exaustão", referiu, dizendo "ser impossível, nesta fase, saber quantas casas arderam".

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 16:02, o incêndio, que deflagrou às 20:21 de sábado, no concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, mobilizava 192 operacionais, 62 viaturas e dos meios aéreos.

+ notícias: Norte

Contagem decrescente para o Senhor de Matosinhos. Romaria arranca com concertos e marchas de bonecos

A romaria do Senhor de Matosinhos, que se realiza há mais de 700 anos naquele concelho do distrito do Porto, arranca sexta-feira e prolonga-se até 02 de junho com dezenas de concertos, exposições e arruadas, anunciou esta quarta-feira a câmara.

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.