Famílias portuguesas acolhem estudantes estrangeiros na ceia de Natal

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 dez (Lusa) - Cerca de uma dezena de estudantes estrangeiros da Universidade de Aveiro (UA) vai passar a ceia de Natal na casa de famílias portuguesas, no âmbito de uma iniciativa da delegação local da Erasmus Student Network (ESN).

O projeto intitulado "Christmas: Erasmus with Portuguese Families" tem como objetivo proporcionar uma noite mais acolhedora aos alunos internacionais que não têm possibilidade de passar o Natal nas suas casas.

Em declarações à Lusa, o presidente da ESN - Aveiro, Pedro Silva, disse que a iniciativa serve também para enriquecer a cultura dos participantes, que aprendem como é celebrada esta data tão especial, no país que os acolheu.

"A maior parte das vezes, as famílias convidam os alunos para chegarem um pouco mais cedo e ajudarem a preparar a ceia de Natal, para mostrar como é que se faz", explicou o mesmo responsável.

Pedro Silva adiantou ainda que para os portugueses esta é também uma forma solidária de conhecerem alguém de um país diferente, fazerem novos amigos e até praticar uma língua estrangeira.

De acordo com o mesmo responsável, este ano inscreveram-se 11 estudantes estrangeiros, sendo a maioria oriunda da China e do Brasil.

A iniciativa, que se repete na Páscoa, começou a ser realizada em 2011.

A delegação de Aveiro da ESN é uma organização sem fins lucrativos, constituída por estudantes da academia aveirense, que tem como objetivo apoiar a integração de todos os alunos internacionais que efetuem um período de mobilidade na UA, na vida da academia e na cidade de Aveiro.

Neste ano letivo, a UA acolhe mais de 300 alunos oriundos de países tão longínquos como a China, Japão ou Brasil, que escolheram esta instituição para efetuarem um período de mobilidade durante os seus estudos.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.