Mais de 20 cidades celebram "O dia mais curto", dedicado às curtas-metragens

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 dez (Lusa) - Mais de vinte cidades portuguesas associam-se hoje à iniciativa internacional "O dia mais curto", um programa de exibição de curtas-metragens, no dia mais curto do ano, do solstício de inverno.

O projeto, que nasceu em 2011, em França, chega a Portugal por iniciativa da Agência da Curta-Metragem, que convidou cineclubes, cineteatros, redes de exibição e bibliotecas a acolherem sessões de curtas-metragens portuguesas no dia mais curto do ano, que assinala a entrada no inverno.

"A ideia é dar a conhecer as melhores curtas-metragens feitas em Portugal nos últimos anos, permitir que sejam vistas por um maior número possível de espetadores", afirmou Nuno Rodrigues, da organização, à agência Lusa.

No total, serão quase 50 sessões de cinema em 23 cidades, como Braga, Barcelos, Almeirim, Lisboa, Porto, Funchal, Santo Tirso, Vila do Conde, Viseu, Tavira, Redondo e Sardoal.

Albufeira, Cascais, Coimbra, Constância, Figueira da Foz, Faro, Guimarães, Leiria, Matosinhos, Redondo e Vila Nova de Gaia são as outras localidades da iniciativa.

Dos trinta filmes escolhidos, alguns pensados para crianças, a maioria é portuguesa e grande parte foi premiada em festivais internacionais.

"Gambozinos", de João Nicolau, "Vichy and Sam", de Nuno Rocha, "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa, "Viagem a Cabo Verde" e "Passeio de domingo", de José Miguel Ribeiro, "North Atlantic", de Bernardo Nascimento, e "Os olhos do farol", de Pedro Serrazina, são alguns dos filmes selecionados.

Além de Portugal, "O dia mais curto" vai acontecer em países como Espanha, Alemanha, Argentina, Cuba e Estados Unidos.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.