Personalidades ligadas à oncologia defendem mais orçamento para tratar o cancro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 set (Lusa) -- Várias personalidades ligadas à oncologia em Portugal, dos doentes aos profissionais, passando por políticos e laboratórios, defendem o aumento do Orçamento do Estado para a saúde, principalmente do valor alocado ao cancro.

A medida faz parte de um conjunto de cinco recomendações para melhorar o tratamento do cancro em Portugal, saídas de duas mesas-redondas, promovidas pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).

As duas mesas-redondas contaram com a participação de representantes dos doentes, profissionais de saúde, sociedades científicas, economistas da saúde, decisores políticos, reguladores e da indústria Farmacêutica.

A primeira recomendação vai no sentido de um "aumento do orçamento do Estado para a saúde e, em particular, do orçamento alocados às doenças oncológicas".

O "investimento prioritário em recursos humanos, seguindo-se do investimento em estrutura", bem como a "melhoria da eficiência e modelos de avaliação de desempenho" é outra das medidas propostas.

Para os subscritores, deviam ser implementados "sistemas de monitorização de dados -- como dados de gestão, de desempenho das instituições no tratamento do cancro, económicos, de utilização de medicamentos em contexto de vida real - para utilização pelos vários intervenientes, incluindo decisores e escrutínio público".

A quarta proposta vai no sentido da contratação de profissionais especializados no registo e tratamento dos dados pretendidos, que assegurem a qualidade do processo.

Por último, propõem, em contexto de reavaliação de medicamentos, a utilização dos mesmos indicadores que conduziram à sua aprovação.

Estes "Desafios e Recomendações para o Futuro do Tratamento do Cancro em Portugal" serão apresentados quarta-feira, durante uma cerimónia que decorrerá em Lisboa.

SMM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.