Merkel "muito confiante" que Portugal vai resolver situação

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 dez (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje, em Bruxelas, estar "muito confiante" que Portugal vai lidar com o chumbo do Tribunal Constitucional ao corte nas pensões "de uma forma muito responsável" e encontrar uma forma de resolver a situação.

Questionada pela imprensa portuguesa, no final do primeiro dia de trabalhos do Conselho Europeu que decorre em Bruxelas, Merkel admitiu ter sido informada da decisão do tribunal pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pois ambos sentam-se sempre lado a lado nas cimeiras, e é natural que falem dos "acontecimentos mais recentes" nos respetivos países.

Ressalvando que "obviamente" não vai "interferir nos assuntos internos de Portugal", a chanceler alemã disse todavia que está "muito confiante que Portugal vai lidar com isto de uma forma muito responsável".

"Não é uma situação fácil, mas acreditamos que Portugal também vai encontrar uma forma de resolver estes problemas", disse.

O TC chumbou hoje a lei que estabelece o corte de 10% nas pensões de reforma, aposentação e invalidez e nas pensões de sobrevivência da função pública, cuja fiscalização foi pedida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em novembro.

A decisão, que pode provocar um buraco nas contas públicas de até 388 milhões de euros, foi tomada por unanimidade pelos juízes que a consideraram "uma medida avulsa" destinada apenas à consolidação orçamental pelo lado da despesa.

Os juízes consideraram que as normas do diploma que estabelece o regime de convergência das pensões do Estado com o regime da Segurança Social são inconstitucionais por "violação do princípio da proteção da confiança".

O primeiro-ministro remeteu para sexta-feira uma posição em relação ao chumbo hoje conhecido.

"Falamos amanhã, está bem?", disse apenas Pedro Passos Coelho aos jornalistas portugueses em Bruxelas, à saída do primeiro dia de reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

ACC/ATF (NS) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.