Furacão Maria pode atingir costa leste dos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Miami, 23 sep (Lusa) -- O furacão Maria, de categoria 3, avança sobre as águas do Atlântico com rumo a noroeste e no domingo poderá ser necessário colocar sob vigilância algumas zonas da costa leste dos Estados Unidos, informou o Centro Nacional de Furacões.

No seu boletim das 17:00 (22:00 em Lisboa), este organismo indicou que Maria, que esta semana devastou Porto Rico e outras ilhas do Caribe, está a 460 quilómetros da ilha Gran Abaco, a norte das Bahamas, e a 1.030 quilómetros do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.

Move-se por noroeste, a 15 quilómetros por hora com ventos máximos sentidos de cerca de 185 quilómetros por hora e rajadas mais altas.

É esperado que esta noite gire a norte e que siga nessa mesma direção, embora com a sua velocidade reduzida até segunda-feira.

Em relação à força dos ventos, haverá uma diminuição a partir do domingo à noite ou segunda-feira.

O padrão da trajetória aponta para uma saída das Bahamas e da costa sudeste dos Estados Unidos.

O Centro Nacional de Furacões adverte da necessidade de "monitorizar o seu progresso" por parte das Bahamas e as costas das Carolinas e meio Atlântico de Estados Unidos.

SMM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.