Cinemateca homenageia Delfim Santos com filme sobre crianças refugiadas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 set (Lusa) - A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, homenageia o filósofo, ensaísta e professor universitário Delfim Santos, na próxima segunda-feira, com a exibição do filme "Aldeia Branca", de Leopold Lindtberg, sobre crianças refugiadas, no contexto da II Guerra Mundial.

A obra, uma coprodução anglo-suíça do início da década de 1950, tem como ponto de partida os Alpes, lugar onde se reúnem sobreviventes do conflito e uma história de amor entre dois instrutores do campo que acolhe crianças. Porém, o centro do drama prende-se com a instrumentalização das personagens, por parte dos poderes políticos - "e de quem sofreu com eles", escreve a Cinemateca - e com "as jovens vidas que se veem sem raízes", num continente ainda marcado pela "maior das feridas".

O filme "Aldeia Branca" foi selecionado para o Festival de Cannes, em 1953, estreado em Portugal um ano depois e faz parte do núcleo de ensaios de Delfim Santos dedicados ao cinema, que também integra a reflexão sobre títulos como "O Terceiro Homem", de Carol Reed, "The River", de Jean Renoir, "Umberto D.", de Vittorio De Sica, e "Anos Felizes", de William Wellman, entre outras produções.

Para Delfim Santos, o primeiro catedrático português de Pedagogia, que iniciou a carreira docente no ensino secundário e foi um dos pioneiros na adoção dos meios audiovisuais no ensino, "Aldeia Branca" é a evidência de que "não são as crianças descendentes dos adultos, mas sim os adultos descendentes da criança que foram e de que (...) se esqueceram", como se lê na área dedicada ao cinema das suas Obras Completas, publicadas pela Fundação Calouste Gubenkian.

A obra de Delfim Pinto dos Santos (1907--1966) vai do tratado filosófico ao ensaio, da crítica à crónica, e soma títulos como "Conhecimento e realidade", "Cultura e História", "Da Ignorância", "Filosofia e Ciência", "Meditação sobre Cultura", além de dezenas de outros títulos e de centenas de conferências e de artigos, em publicações especializadas ou em jornais como o Diário de Lisboa e o Diário Popular.

Nascido no Porto, em 1907, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras desta cidade, onde teve por companheiros Agostinho da Silva e Adolfo Casais Monteiro.

Na década de 1930, fixou-se em Viena, como bolseiro do antigo Instituto para a Alta Cultura (IAC), para o estudo da Filosofia das Ciências. Seguiu-se Berlim, onde teve Nicolai Hartmann como tutor e onde veio a ser leitor de língua e cultura portuguesas. Mais tarde prosseguiu a investigação em Londres, na University College, e no Trinity College de Cambridge, para onde se exilara grande parte do Círculo de Viena, após a anexação nazi da Áustria, em 1938.

Fez o doutoramento em 1940, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com uma dissertação sobre "Conhecimento e Realidade". Na cidade, aproximou-se do grupo Presença, de José Régio e João Gaspar Simões.

Em 1943, fixou-se em Lisboa, como assistente de Letras onde, em 1950, se tornou no primeiro professor catedrático de Pedagogia, em Portugal.

Fundou o Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian, no início da década de 1960, que dirigiu.

Os escritores José Cardoso Pires e Luiz Pacheco contam-se entre alguns dos seus alunos. Ao longo do seu percurso, privou com Hermann Hesse, Sigmund Freud e Mircea Eliade, além dos seus mentores, como os filósofos John MacMurray, Charlie Dunbar e George Edward Moore.

Delfim Santos morreu em 25 de setembro de 1966. Na passagem dos 50 anos sobre essa data, a Biblioteca Nacional de Portugal fez a exposição "Delfim Santos: o filósofo do diálogo" e a Hemeroteca de Lisboa passou a disponibilizar os seus artigos na imprensa portuguesa, no endereço http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/delfimsantos/DelfimSantos1.htm.

"Aldeia Branca" passa na sala Félix Ribeiro da Cinemateca, a partir das 19:00, na segunda-feira, 51 anos após a morte de Delfim Santos.

MAG // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.