Furacão Maria aproxima-se da costa da República Dominicana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 set (Lusa) -- O furacão Maria voltou a atingir a intensidade três, de um máximo de cinco, ao aproximar-se do extremo oriental da República Dominicana, com ventos de 185 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Por volta das 02:00 (06:00 em Lisboa), o centro do furacão Maria localizava-se a 90 quilómetros de Punta Cana e a 380 quilómetros a sudeste das ilhas Turcas e Caicos avançando a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção a nordeste.

Após ter perdido força, quarta-feira, na passagem por Porto Rico, de onde saiu como furacão de categoria dois (escala de intensidade Saffir-Simpson) voltou hoje à categoria três, com ventos de 185 quilómetros por hora.

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos preveem que o ciclone vá ganhar força nas próximas horas e dias.

O NHC também prevê que o Maria se vá afastar hoje de Porto Rico e que durante as próximas horas se vá aproximar da costa norte da República Dominicana, mas sem atingir o território.

Mais tarde, o Maria deve deslocar-se em direção às ilhas britânicas Turcas e Caicos e as Bahamas, durante a noite de sexta-feira.

O furacão atingiu fortemente Porto Rico, na quarta-feira, deixando toda a ilha sem energia elétrica e provocando, pelo menos, um morto.

O número total de mortos em Porto Rico é neste momento de nove, após a morte de uma pessoa em Guadalupe e das oito vítimas mortais em Dominica, atingida pelo furacão que, na altura, atingiu uma força de categoria cinco.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.