Começa em Tóquio reunião sobre Acordo Transpacífico de Cooperação Económica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 21 set (Lusa) -- Representantes dos 11 países que negociam a assinatura do Acordo Transpacífico de Cooperação Económica (TPP) iniciaram hoje, em Tóquio, uma reunião para superar a saída dos Estados Unidos do tratado e garantir a assinatura, em novembro.

Durante o encontro, previsto para dois dias, os negociadores dos 11 Estados vão tratar de ultrapassar divergências, especialmente depois de Washington ter anunciado a saída do TPP, após a chegada de Donald Trump à Casa Branca em janeiro.

A retirada dos Estados Unidos, no âmbito das políticas protecionistas de Trump, levou os restantes membros a sugerir mais de 50 alterações ao texto original, principalmente para todas aquelas cláusulas que Washington tinha introduzido, que juntamente com Tóquio, constituía o núcleo principal do TPP.

O Japão espera que as alterações ao documento sejam mínimas e que, a qualquer momento, os Estados Unidos voltem a subscrever o tratado.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.