Costa manifesta a Guterres apoio de Portugal à reforma das Nações Unidas

| Política
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 20 set (Lusa) - O primeiro-ministro manifestou hoje ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o apoio de Portugal ao projeto de reforma das Nações Unidas, numa reunião em que também foram analisadas as missões portuguesas em operações de paz.

Estes foram alguns dos pontos abordados numa reunião de trabalho entre os dois socialistas portugueses, que decorreu à margem da 72.ª sessão anual das Nações Unidas.

A reunião, segundo fonte do executivo português, durou cerca de 20 minutos e António Costa classificou-a como "calorosa".

"Foi uma calorosa reunião de trabalho, em português, com o secretário-geral das Nações Unidas. Falámos da contribuição de Portugal para as operações de paz, da agenda 2030, em particular da importância da temática dos oceanos", referiu o líder do executivo português.

Durante a mesma reunião, além de terem sido abordados assuntos relacionados com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), foram também passados brevemente em revista os vários conflitos no mundo.

No plano político-diplomático, António Costa manifestou "o apoio de Portugal à reforma das Nações Unidas empreendida pelo secretário-geral" António Guterres.

Hoje, ao fim da manhã em Nova Iorque, António Costa fará o seu primeiro discurso numa sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".