Câmara de Montalegre oferece couves tronchas a quem comprar no comércio local

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 19 dez (Lusa) -- A Câmara de Montalegre, em parceria com o Ecomuseu do Barroso, tem 50 mil couves tronchas para oferecer a quem comprar no comércio local e a instituições de solidariedade social, informou hoje o autarca local.

As pessoas que até ao final do ano entregarem no Ecomuseu do Barroso uma cópia de fatura no valor de 15 euros de despesa feita no comércio local, restaurantes ou hotéis da vila receberão duas couves pencas da Quinta da Veiga, propriedade agrícola sob a responsabilidade do município.

A autarquia irá ainda distribuir couves por instituições de solidariedade social de e fora do concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real.

"O nosso objetivo é dar um pequeno presente aos mais carenciados e, com este gesto, alegrar um pouco o seu Natal", afirmou Orlando Alves à agência Lusa.

A plantação e cultivo das couves, assim como as despesas associadas, foram da responsabilidade do município.

Na sua terceira edição, esta iniciativa é, na opinião do autarca, uma janela de oportunidades e uma forma de valorizar e promover a região e os produtos da terra, dinamizando o tecido comercial.

"Queremos despertar consciências para a vantagem de comprar no comércio local e o que é nosso", referiu.

E, acrescentou, "a atividade agrícola é a responsável pela fixação das pessoas à terra, por esse motivo, deve ser explorada".

Orlando Alves considerou que a aposta na produção de produtos hortícolas é "séria e válida".

Por isso, disse, é "importante" saber tirar rentabilidade das produções não só através da comercialização, mas também da transformação do produto.

A agricultura, relembrou, é a principal fonte de rendimento da população deste concelho de Trás-os-Montes.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.