Seguro diz que há divergências de fundo entre o PS e o Governo

Seguro diz que há divergências de fundo entre o PS e o Governo
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS moderou hoje expectativas sobre novos compromissos com o Governo após o acordo na reforma do IRC, frisando que a parte não pode ser confundida com o todo e que há divergências de fundo.

António José Seguro falava aos jornalistas após ter estado reunido com a DECO (Defesa do Consumidor) no âmbito do programa de iniciativas do PS denominado "Combater as desigualdades e a exclusão social".

Questionado se o acordo alcançado entre PS e maioria PSD/CDS na reforma do IRC se poderá traduzir em outros compromissos em torno de reformas estruturais, o líder socialista moderou expectativas e vincou diferenças de fundo face ao atual Governo.

"É sabido que a parte não pode ser confundida com o todo. Nesta parte [reforma do IRC] foi possível chegar a um compromisso, o que representa uma boa notícia para as empresas e para os trabalhadores portugueses, mas isso não significa que não exista uma grande divergência quanto à opção fundamental para este país", respondeu o secretário-geral do PS.

De acordo com António José Seguro, o PS "recusa a via do Governo de empobrecimento, que não produz qualquer ajustamento e que a única coisa que produz é a destruição da capacidade produtiva com consequências sociais muito graves, como o elevado número de desempregados, as situações de pobreza e o dizimar da classe média".

Um jornalista colocou em seguida a possibilidade de o acordo com PSD e CDS em torno do IRC poder gerar contestação na bancada socialista, mas António José Seguro reagiu com ar de espanto e com uma nova pergunta: "Acha?"

Nas suas declarações, o líder socialista frisou que o PS, na sua ação política, terá "sentido de responsabilidade" e assumir-se-á sempre como oposição "construtiva".

"O país tem graves problemas e o que nós devemos fazer é apresentar soluções. Quando essas soluções convergem com a de outros partidos ou com o Governo, isso é positivo. Mas quando não coincidem também é positivo, porque significa que reforçamos a nossa alternativa", disse o secretário-geral do PS.

Ainda em referência ao acordo em torno da reforma do IRC, o secretário-geral do PS disse que "foi a jogo" com as suas próprias propostas, tendo como objetivos cimeiros "o emprego e o crescimento".

"As pequenas e médias empresas contratam mais de 75 por cento dos trabalhadores e representam mais de 90 por cento do tecido produtivo. Foi uma vitória daqueles que não se resignam e que querem trabalhar para que aqueles que produzem riqueza (os trabalhadores e os empresários) possam ter mais apoios. Foi isso que nós fizemos", acrescentou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.