PAN tem como prioridades saúde e educação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set (Lusa) -- O deputado do PAN, André Silva, disse hoje que a saúde e a educação são as prioridades do partido para o Orçamento do Estado do próximo ano, estando a negociar com o Governo socialista compromissos nessas áreas.

"É extremamente importante neste Orçamento do Estado um forte compromisso do Governo na área da saúde e da educação", afirmou aos jornalistas o porta-voz e o deputado do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), que hoje à noite participou num jantar com a candidata do partido à Câmara Municipal de Lisboa, Inês Sousa Real.

André Silva adiantou que o PAN quer, em 2018, um aumento de nutricionistas e psicológicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que a oferta da fruta passe a incluir as crianças da pré-escola.

"As diretivas da União Europeia permitem que isso seja feito, mas por opção do Estado português a fruta tem sido só distribuída aos alunos do primeiro ciclo", referiu, sublinhando que o PAN defende também a oferta de bebidas vegetais aos alunos do primeiro ciclo e do jardim-de-infância.

Outra das propostas do PAN é a integração no SNS e nos atendimentos dos hospitais de intérpretes de língua gestual portuguesa, que não existe atualmente.

"São essas as prioridades que estamos a negociar com o Governo", disse, acrescentado que o PAN já teve três reuniões com o PS.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".