Presidente da Venezuela exorta jovens a usarem o preservativo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 06 jun (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exortou os jovens venezuelanos a usarem o preservativo para evitar gravidezes precoces ao anunciar a criação de fábricas de preservativos.

"Vamos instalar um conjunto de fábricas para produzir biliões de preservativos e o movimento Jovens Pela Pátria irá distribuí-los para se evitar gravidezes precoces", disse Maduro durante um ato transmitido pela televisão estatal venezuelana.

O Presidente venezuelano exortou também os professores a trabalharem mais nos programas sobre a sexualidade.

"A educação sexual, a educação do corpo humano é vital. O ser humano deve ter consciência do seu corpo. Temos falado bastante com a equipa da ministra de Educação [Maryann Hanson] para reforçar todos os instrumentos educativos para o correto conhecimento do corpo, sem tabus", disse.

Nicolás Maduro anunciou a incorporação de 12 mil raparigas grávidas no programa de assistência governamental "Filhos e Filhas da Venezuela", que atribui um subsídio mensal a adolescentes e mulheres grávidas, filhos menores de 17 anos em situação de pobreza e a pais desempregados.

Durante o anúncio, um grupo de jovens adolescentes e desportistas masculinos, exibindo um preservativo na mão, disseram em coro "estamos preparados para a revolução, somos conscientes e usamos o preservativo".

Segundo fontes não oficiais, a Venezuela é o país da América Latina com maior número de gravidezes precoces, uma situação que afeta uma em cada cinco jovens venezuelanas com menos de 19 anos.

FPG // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.