Seis barras encerradas e duas condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 dez (Lusa) -- Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou quase todo o país sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e granizo, agitação marítima e vento forte.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje) devido à agitação marítima com ondas de noroeste com e a 6 metros, passando depois a partir das 00:00 de sexta-feira e até sábado a aviso amarelo com ondas de 3,5 a 4,5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro estão também sob aviso amarelo (entre as 09:00 e as 14:59 de hoje) devido à previsão de aguaceiros fortes de granizo e acompanhados de trovoada e por causa do vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros/hora (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje).

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Santarém, Castelo Branco e Évora devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros por vezes fortes entre as 03:00 e as 14:59 de hoje.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito de Faro por causa da agitação marítima e vento forte.

O aviso laranja pressupõe uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.