Theresa May diz que nível de alerta elevado para "crítico"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 15 set (Lusa) -- O Reino Unido elevou hoje o alerta terrorista no país para o nível máximo, após o atentado bombista reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) que fez 29 feridos no metro de Londres.

O nível de alerta foi elevado de "grave" para "crítico", o mais alto numa escala de cinco, o que significa que um atentado "está iminente", anunciou a primeira-ministra britânica, Theresa May, numa declaração ao país transmitida pela televisão.

A chefe do executivo indicou também que serão destacados militares para manter a segurança em alguns pontos da capital britânica.

Vinte e nove pessoas ficaram hoje de manhã feridas devido à explosão de um engenho artesanal ocorrida no interior de um comboio do metropolitano de Londres, na estação de Parsons Green, na linha District, num atentado entretanto reivindicado pelos 'jihadistas' do EI, num comunicado divulgado pela Amaq, o seu órgão de propaganda.

O ataque bombista, ocorrido às 08:20 (locais e de Lisboa), hora de ponta, pretendia causar graves danos, disse a primeira-ministra nas primeiras declarações emitidas após o atentado, o quinto perpetrado em seis meses no Reino Unido.

ANC // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.