Embarcação com 153 refugiados intercetada ao largo da Roménia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Midia, Roménia, 13 set (Lusa) -- Mais de 150 refugiados foram socorridos durante a madrugada no Mar Negro, ao largo da costa da Roménia, depois de terem sido intercetados pelas autoridades, constaram repórteres da agência France Presse no local.

Trata-se da quinta embarcação com refugiados a bordo que é intercetada ao largo da Roménia, no Mar Negro.

A embarcação que tinha partido da Turquia foi localizada a 35 milhas náuticas da costa da Roménia tendo sido rebocada para o porto de Midia por um navio da polícia fronteiriça romena.

"No total 153 pessoas, entre as quais 53 crianças e 51 mulheres estavam a bordo", disse o adjunto da Guarda Costeira de Constanta (leste da Roménia), Cristian Cicu durante a operação de resgate.

"O mar encontrava-se bastante agitado, com ondas de dois e três metros. Estas pessoas encontravam-se numa situação de grande perigo e corriam o risco de se afogarem em caso de naufrágio", acrescentou.

Os refugiados a bordo, na maior parte iraquianos, foram submetidos a exames médicos antes de serem entregues às autoridades responsáveis pela imigração.

A Roménia não costuma ser utilizada pelos refugiados que pretendem chegar à Europa apesar do Mar Negro ser utilizado pelas rotas alternativas às do Mar Mediterrâneo.

Até ao momento, 570 pessoas foram intercetadas pelas autoridades de Bucareste no Mar Negro, nos últimos meses.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.