Uma centena professores impedidos de realizar prova em Viseu

| Norte
Porto Canal

Uma centena de professores contratados terão sido hoje impedidos de entrar na escola secundária Alves Martins, em Viseu, onde deveriam realizar a prova de avaliação, segundo um dos docentes envolvidos.

De acordo com Vasco Almeida, um dos professores contratados que iria realizar a prova naquela escola, a entrada na instituição passou a ser feita mediante identificação dos docentes por volta das 10:25.

“Faltavam 15 minutos para acabar o período de tolerância quando começaram a pedir, no portão da escola, identificação aos cerca de 100 professores que ainda estavam para entrar”, disse.

Quando faltavam 10 minutos para o final da tolerância, disse o professor, “chegou o diretor da escola e deu autorização para que se entrasse novamente sem identificação”.

Segundo o docente, a entrada foi possível até ao átrio da escola, mas, a três minutos do final da tolerância (10:42), os professores terão sido impedidos de seguir para as salas.

“O diretor da escola deu ordem à polícia para não deixar entrar ninguém”, contou.

Os professores permaneceram no átrio da escola e 45 minutos depois terão sido novamente abordados pelo diretor da escola.

“O diretor, numa tentativa desesperada, disse para entrarmos para realizarmos a prova. Só que nessa altura a prova até já circulava no Facebook e não há enquadramento legal nenhum para isso”, explicou.

Os professores que terão chegado à escola antes das 10:25 conseguiram entrar e estarão a realizar a prova.

Os jornalistas foram igualmente impedidos de entrar na escola quando tentavam conseguir um depoimento do diretor.

“O diretor está reunido com um inspetor e ninguém pode falar com ele de momento”, disse o porteiro da escola aos jornalistas.

Dos 800 professores que deveriam realizar prova no distrito de Viseu, apenas 30 terão conseguido, segundo disse à Lusa fonte sindical.

+ notícias: Norte

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

Negociante de arte com pena de oito anos e meio por comercializar quadros falsos

Um negociante de arte foi condenado a oito anos e meio de prisão pelo Tribunal de Penafiel, por comercializar obras falsificadas de pintores conhecidos, pintadas por dois reclusos da prisão de Paços de Ferreira, que foram absolvidos.