Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira

Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira
| Norte
Porto Canal

Uma das duas salas que compõem o bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João e que se encontra encerrada devido à infestação de piolhos de pombo, só vai ser reaberta na próxima segunda-feira, avança esta sexta-feira o Centro Hospitalar de São João em comunicado.

"O Bloco Operatório de Obstetrícia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) é composto de duas salas operatórias, independentes da sala de partos. Na passada terça-feira, 29 de agosto, no processo normal de verificação pré-cirúrgico de uma das salas, detectou-se a existência de piolho de pombo junto a uma janela", confirma a entidade hospitalar.

O comunicado indica ainda que determinaram "o encerramento imediato dessa sala operatória para realização do processo de desinfestação e limpeza e foram verificadas condições de total segurança na outra sala operatória. Foi disponibilizada uma outra sala operatória do CHSJ, com iguais condições de qualidade e segurança, para a eventualidade de ser necessário realizar dois procedimentos cirúrgicos em simultâneo."

O Centro Hospitalar afirma que "não houve, em nenhum momento, risco acrescido para qualquer utente ou processo nem foram postos em causa os elevados padrões de qualidade e segurança".

A sala operatória intervinda só será assim reaberta na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.