TAP arrisca multa por transporte de passageiros com passaportes falsos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- O presidente da TAP afirmou hoje que a companhia aérea pode ser multada por ter transportado da Guiné-Bissau 74 passageiros com passaportes falsos, mas avançou que, se isso vier a acontecer, a empresa vai recorrer.

"Toda a empresa aérea que faz o transporte de passageiros que não podem ser admitidos noutro país é multada e tem a responsabilidade dos custos de transporte de retorno desses passageiros e da permanência deles no país", afirmou Fernando Pinto, durante um encontro com os jornalistas, em Lisboa.

O presidente da TAP disse que o transporte dos 74 passageiros com passaportes falsos "é um pouco diferente, porque são pessoas que estão a pedir asilo político e terá um tratamento diferente", sublinhando, contudo, ser uma "preocupação" para a companhia.

Fernando Pinto afirmou que, se for multada, a TAP vai recorrer, porque "foi um caso muito especial, muito diferente, não foi uma falha de verificação de documentos que a empresa teve".

"Pelo contrário, a empresa detetou a falha, detetou o problema, não ia embarcar os passageiros, mas foi obrigada a fazê-lo", justificou, acrescentando não ter o eventual valor da multa.

No dia 11 de dezembro, a TAP anunciou a suspensão da operação para Bissau "perante a grave quebra de segurança ocorrida" no embarque de um voo para Lisboa, que implicou o transporte de 74 passageiros com passaportes falsos.

Hoje, Fernando Pinto disse que os voos para a Guiné-Bissau estão cancelados e que a companhia não tem planos para voltar a voar para este destino.

CSJ/MSF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.