TAP arrisca multa por transporte de passageiros com passaportes falsos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- O presidente da TAP afirmou hoje que a companhia aérea pode ser multada por ter transportado da Guiné-Bissau 74 passageiros com passaportes falsos, mas avançou que, se isso vier a acontecer, a empresa vai recorrer.

"Toda a empresa aérea que faz o transporte de passageiros que não podem ser admitidos noutro país é multada e tem a responsabilidade dos custos de transporte de retorno desses passageiros e da permanência deles no país", afirmou Fernando Pinto, durante um encontro com os jornalistas, em Lisboa.

O presidente da TAP disse que o transporte dos 74 passageiros com passaportes falsos "é um pouco diferente, porque são pessoas que estão a pedir asilo político e terá um tratamento diferente", sublinhando, contudo, ser uma "preocupação" para a companhia.

Fernando Pinto afirmou que, se for multada, a TAP vai recorrer, porque "foi um caso muito especial, muito diferente, não foi uma falha de verificação de documentos que a empresa teve".

"Pelo contrário, a empresa detetou a falha, detetou o problema, não ia embarcar os passageiros, mas foi obrigada a fazê-lo", justificou, acrescentando não ter o eventual valor da multa.

No dia 11 de dezembro, a TAP anunciou a suspensão da operação para Bissau "perante a grave quebra de segurança ocorrida" no embarque de um voo para Lisboa, que implicou o transporte de 74 passageiros com passaportes falsos.

Hoje, Fernando Pinto disse que os voos para a Guiné-Bissau estão cancelados e que a companhia não tem planos para voltar a voar para este destino.

CSJ/MSF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".