Fogo dominado no Parque Natural do Douro Internacional, junto a Poiares

| Norte
Porto Canal com Lusa

Freixo de Espada à Cinta, Bragança, 27 ago (Lusa) - O incêndio que deflagrou este sábado em Poiares, no Parque Natural do Douro Internacional, no distrito de Bragança foi dado como dominado, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil e confirmado pelos operacionais no terreno.

No teatro de Operações estão três meios aéreos que combatem pequenos focos e procedem a trabalhos de consolidação que estão a ser feitos com recurso a cinco máquinas de rasto.

O incêndio que deflagrou em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, que causou "enormes prejuízos" em culturas como o amendoal, vinha e olival, está dominado, adiantou a Proteção Civil que está no terreno

"Os meios de combate vão permanecer no terreno para evitar possessíveis reacendimentos", precisou a fonte

Em declarações à agência Lusa, a presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que os terrenos ardem devido a políticas restritivas praticadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que não autoriza o rompimento de caminhos e outras ligações para servirem as propriedades agrícolas e funcionarem como corta-fogos.

"O vento forte e a trovoada, aliados à orografia do terreno levaram a uma rápida propagação das chamas", referiu fonte dos bombeiros.

Ainda de acordo com informação prestada na página de internet da Proteção Civil, às 13.30, estão 150 operacionais, apoiados por 51 veículos e os meios aéreos empenhados na consolidação do incêndio de Poaires.

FYP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.