Basílio Horta envia condolências a familia de vitimas portuguesas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 ago (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, enviou hoje as condolências à família das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona, naturais daquele concelho, condenando o ataque e defendendo um combate "sem medo" ao terror.

"À família enlutada apresento as minhas mais sinceras condolências", escreveu Basílio Horta, numa nota a ser publicada no Facebook, após ter confirmado com o Secretário de Estado das Comunidades que as duas vítimas portuguesas eram de Sintra.

O autarca comparou o ataque terrorista a uma "besta" que "atacou impiedosa nas Ramblas em Barcelona" e defendeu que "este terror sem rosto tem de ser derrotado com a única resposta possível", ou seja, "sem medo".

A este propósito, Basílio Horta citou ainda Churchill para dizer: "Lutaremos. Lutaremos com redobrada confiança. Nunca nos renderemos".

Espanha foi esta semana alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 14 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.

A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona inclui duas portuguesas, uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Segundo o secretário de Estado das Comunidades, as duas portuguesas tinham chegado poucas horas antes à cidade para umas férias e decidiram dar um passeio nas Ramblas.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.

Na madrugada de sexta-feira, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

AL (FPA) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Aurora boreal pintou o céu de Portugal e pode voltar este fim de semana

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.