Madeira: Ministério Público veda local onde caiu árvore e interrompe peritagens da autarquia

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 18 ago (Lusa) - O Ministério Público vedou hoje o local onde caiu a árvore que matou 13 pessoas, no Largo da Fonte, Funchal, o que implicou a suspensão imediata das peritagens que decorriam a pedido da Câmara Municipal.

"Com vista a garantir a recolha das provas e assegurar a sua integridade foi determinado que o local fique sob vigilância da PSP, só sendo permitido o acesso mediante autorização escrita do Ministério Público", lê-se numa nota publicada no site da Procuradoria da Comarca da Madeira.

O procurador-coordenador da Comarca da Madeira, Nuno Gonçalves, explicou, no entanto, à agência Lusa que o Ministério Público permitiu a deslocação ao local dos técnicos indicados pelo município e pela diocese do Funchal e garantiu que os elementos por estes recolhidos "não vão ser ignorados".

Porém, vincou que está em curso um processo de seleção e nomeação de peritos nas áreas florestal e botânica por parte do Ministério Público, tendo sido solicitada a colaboração de uma instituição universitária não sedeada na região autónoma.

"O que vai valer é a nossa peritagem", afirmou Nuno Gonçalves.

A Câmara Municipal do Funchal emitiu, entretanto, um comunicado onde reitera a sua "total disponibilidade" para colaborar com as autoridades judiciais que estão a investigar as causas da queda da árvore, um carvalho centenário que na terça-feira matou 13 pessoas e feriu 49 durante a celebração da Festa do Monte, em honra da padroeira da ilha.

Oito das vítimas mortais são do sexo feminino e cinco do masculino, sendo uma criança de 1 ano e as restantes com idades entre os 28 e 59 anos. Uma mulher francesa e outra húngara figuram entre os mortos.

DYC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.