Politécnico de Castelo Branco tem impacto na região de 45 ME por ano - Estudo

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 05 jun (Lusa) - O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) tem um impacto na região de 45 milhões de euros por ano, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Carlos Maia.

Os dados resultam de um estudo conduzido por dois investigadores das Universidades do Minho e de Coimbra.

Carlos Maia adiantou que "o IPCB tem um peso médio no PIB [Produto Interno Bruto] de 4,98% nos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova".

Os números divulgados pelo presidente do instituto referem que "por cada euro de financiamento do Orçamento do Estado no IPCB há um retorno para a região de 2,64 euros".

Carlos Maia explicou também "que os dados são claros e revelam que não há nenhum investimento público, neste momento, que tenha igual retorno para a região".

O peso que o IPCB tem na região é também demonstrado por outros parâmetros: "Somos responsáveis por 12% da população ativa e a nossa comunidade académica representa 18% da população albicastrense".

O presidente do IPCB frisou igualmente que os "indicadores são muito fortes e devem merecer todo o carinho da população e da região pelo instituto".

"É inconcebível, neste momento, podermos pensar a região sem uma instituição como o Politécnico de Castelo Branco".

CYJ // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".