Dois meios aéreos reforçam combate ao fogo de Vila Real

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 10 ago (Lusa) -- Dois meios aéreos vão reforçar esta manhã o combate ao incêndio que lavra na serra do Alvão, no concelho de Vila Real, desde a tarde de quarta-feira, de acordo com informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este fogo mobilizava ao início da manhã cerca de 420 operacionais e 120 viaturas. Durante a noite, foram sendo eliminadas algumas frentes mas, esta manhã, as preocupações centram-se no vento que poderá condicionar o evoluir da situação.

O alerta para o incêndio foi dado às 16:27 de quarta-feira, junto à aldeia de Paredes, e rapidamente se propagou devido ao precisamente ao vento muito forte.

As chamas rodearam casas e, por precaução foram retiradas algumas pessoas que, entretanto, já regressaram às suas habitações. O fogo chegou à parte alta da vila de Lordelo, às portas da cidade de Vila Real.

Durante a noite, cinco bombeiros e um civil ficaram feridos ligeiramente, devido a queimaduras, uma queda e inalação de fumo.

A câmara ativou o plano municipal de emergência de proteção civil de Vila Real.

Estas aldeias da encosta do Alvão, algumas localizadas em área do Parque Natural do Alvão (PNA), foram assoladas por um outro grande incêndio em agosto de 2005, que levou à retirada de cerca de 200 pessoas de oito localidades. Este fogo queimou cerca de sete mil hectares.

PLI // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.