Fogo em Chaves com três frentes ativas em "zonas de acesso difícil"

Fogo em Chaves com três frentes ativas em "zonas de acesso difícil"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou hoje em Oura, Chaves, tem três frentes ativas, está a lavrar “em zonas de acesso difícil” e o combate está a ser dificultado “pelo vento muito forte e inconstante”, disse fonte oficial da Proteção Civil.

“Não há populações em risco”, garantiu Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil, assinalando que “a aldeia de Vila do Conde esteve na linha de progressão” do incêndio, mas a situação já foi resolvida e “sem vítimas” a registar.

Segundo a mesma fonte, “o que tem complicado é o vento muito forte, muito inconstante em termos de direção”, o que gera “novos focos de incêndio” que obrigam a uma “constante realocação dos meios”.

Destacou ainda que o incêndio está a lavrar “numa zona de acessos difíceis e com declives acentuados”.

Pelas 19:00, a Estrada Nacional 2 estava cortada nos dois sentidos, entre Vidago e Sabrosa, e no teatro de operações encontravam-se, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, 297 operacionais, apoiados por 82 meios terrestres e 12 aéreos.

“Em trânsito para o teatro de operações estão quatro grupos de reforço: do Porto, de Braga, Força Especial de Bombeiros e Grupo de Intervenção Permanente”, indicou.

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.