Concurso público lançado para remoção total dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova

| Norte
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 01 ago (Lusa) - A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) lançou hoje o concurso público internacional com vista à remoção total dos resíduos industriais perigosos depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

Em comunicado enviado hoje, a CCDR-N aponta que foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio para seleção da empresa que ficará responsável pela operação que "deverá demorar um ano a ser executada", tendo-lhe sida atribuída "prioridade máxima", embora o seu início esteja dependente do "processo administrativo que agora se inicia".

Em causa está o facto de nas escombreiras das minas de carvão de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, distrito do Porto, terem sido depositadas, em 2001/2002, toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996.

Entre outubro de 2014 e maio de 2015 foram retiradas 105.600 toneladas, mas entretanto foi revelado que existem mais resíduos, tendo sido anunciado no local, a 24 de março pelo ministro do Ambiente, que o concurso público com vista à remoção total das 125 mil toneladas que restam seria lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018.

A 08 de junho o Governo aprovou o financiamento que será de 12 milhões de euros financiados pelo Fundo Ambiental.

De acordo com a CCDR-N, nesta segunda fase, e por decisão do Ministério do Ambiente, a seleção da empresa responsável pelos trabalhos será feita não só mediante a apresentação da proposta economicamente mais vantajosa, mas também terá em conta a que valorize a 'Pegada de Carbono'".

"Ou seja, será privilegiada a proposta que apresente menores emissões diretas e indiretas de Gases com Efeito de Estufa (GEE)", lê-se na nota da CCDR-N que, citando o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), acrescentando que esta operação é "um relevante contributo para a recuperação paisagística e ambiental da área, integrada na zona verde dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo", referindo-se ao Parque das Serras do Porto.

A CCDR-N ainda vinca que, à semelhança da intervenção anterior, o LNEC será a entidade que fará, no terreno, todo o acompanhamento de validação técnica e científica do cumprimento do programa e especificações técnicas previstas no contrato.

Este caso já suscitou vários anúncios, visitas e reivindicações e segue em tribunal uma acusação do Ministério Público a seis arguidos, pela prática de um crime doloso de poluição, estando e causa nomes de gestores ligados às sociedades que lideraram a deposição.

O Ministério do Ambiente anunciou que iria constituir-se assistente no processo, um passo que já tinha sido dado pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, que, por seu turno, pediu uma indemnização superior a dois milhões de euros em nome da população, verba que quer investir na requalificação do espaço e do património mineiro.

PYT // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.