Misericórdia de Lisboa alerta para mudança de padrão da população sem-abrigo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) - A diretora da ação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) alertou na noite de quinta-feira para o facto de estarem a aparecer pessoas nas ruas da capital diferentes do típico sem-abrigo.

"Temos a convicção de que a realidade está a mudar. Estão a aparecer pessoas na rua que descaracterizam o padrão da população sem-abrigo. Antes dizíamos que era homem, 55 anos, desfiliado e com problemas de saúde mental ou dependências. Hoje, já encontramos população muito jovem e alguns casais e isso significa que temos de olhar esta realidade e as soluções de forma diferente", afirmou Rita Valadas à agência Lusa.

A responsável, que marcou presença na iniciativa inédita promovida pela SCML de contagem e mapeamento da população sem-abrigo em toda a cidade de Lisboa, que decorreu entre a noite de quinta-feira e hoje, pede que sejam tomadas medidas diferentes daquelas que têm vindo a ser adotadas.

"Não nos podemos sentar confortavelmente a achar que as soluções que hoje todos nós estamos a providenciar a esta população servem, porque senão eles não vinham para a rua", vincou Rita Valadas.

Questionada se o número de sem-abrigo pelas ruas de Lisboa tem aumentado nos últimos anos, a diretora da ação social da SCML disse não saber pois "nunca foi feito um levantamento correto", daí não ter um número de controlo ou comparação.

O coordenador do programa Inter-Gerações da SCML corrobora da mesma opinião. "Não diria que o número tem vindo a crescer, diria que a tipologia das pessoas que se encontram a viver na rua tem vindo a mudar", João Marrana.

Contudo, tanto João Marrana como Rita Valadas acreditam que a situação da contabilização dos sem-abrigo em Lisboa vai mudar a partir de janeiro, mês em que vão ser revelados os dados da iniciativa que começou quinta-feira à noite e se prolongou durante várias horas.

"Vai servir para conhecer a realidade em número e em espécie. Depois temos de juntar as instituições para trabalharem em conjunto e tentarmos realmente acudir a estas pessoas que são o mais frágil e o limite da sociedade", vincou a diretora da ação social da SCML.

JYS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.