Plenário interrompido segunda vez por protestos no parlamento

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 dez (Lusa) - A sessão plenária foi hoje interrompida uma segunda vez por protestos a partir das galerias do parlamento e a secretária de Estado do Tesouro impedida de continuar o discurso até à evacuação do espaço destinado aos cidadãos.

"Parem de roubar" foi a inscrição exibida pelos manifestantes em folhas amarelas, enquanto gritavam palavras de ordem algo impercetíveis ou, individualmente, "Não pago!", enquanto se debatia um decreto-lei sobre princípios e regras aplicáveis ao setor público empresarial, na presença de Isabel Castelo Branco.

Numa altura em que já a vice-presidente e deputada do CDS-PP Teresa Caeiro dirigia os trabalhos, os agentes policiais foram ordenados a acompanhar os protestantes até à saída.

Anteriormente, o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, tinha sido interrompido por dirigentes e ativistas sindicais numa manifestação contra a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, também em discussão.

"Mentiroso, mentiroso" foram as palavras entoadas pelos sindicalistas que seguraram pendentes vermelhos onde se podia ler a palavra "não", simbolizando o repúdio pela proposta legislativa do Governo.

A polícia também interveio, expulsando dirigentes e ativistas sindicais das galerias, entre as quais a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila.

HPG (RRA/CSJ) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".