Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, estão hoje em risco 'máximo' os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), em Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Abrantes, Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Penamacor, Covilhã e Oleiros (Castelo Branco).

Em risco 'máximo de incêndios estão também os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Guarda, Sabugal, Pinhel, Celorico da Beira, Trancoso e Fornos de Algodres (Guarda).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

ÀS 07:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 17 incêndios ativos, dois em curso, três em resolução e 11 em fase de conclusão.

Segundo informação disponível na página da Internet da ANPC, às 07:00 dois incêndios no distrito de Castelo Branco mobilizavam quase mil operacionais e obrigaram ao corte de várias estradas.

O incêndio que mais preocupa é o que lavra desde domingo na localidade de Mosteiro de São Tiago, freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco.

Este fogo, com duas frentes ativa, está a ser combatido por 731 operacionais, com o auxílio de 230 meios terrestres.

Devido ao incêndio, estão cortadas, segundo a ANPC, a Estrada Nacional 224 em Mesão e Cardigos, Estrada Municipal 526-1 em Várzea dos Cavaleiros e a Estradas Municipal 538 em Vale do Pereiro-Vale Junça.

Também no distrito de Castelo Branco, continua por dominar o incêndio em Vale de Coelheiro, freguesia de Santo André das Tojeiras que mobiliza 234 operacionais, com o apoio de 74 veículos.

Por causa deste incêndio estão cortadas a Estrada Nacional 3 e Itinerário Principal (IP) 2 entre Alvaiade e Sarnadas de Ródão e a Estrada Municipal Bugios-Sarnadinha.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro eclipse total da Lua de 2025 será esta sexta-feira e é visível em Portugal

O ano de 2025 terá dois eclipses totais da Lua e dois parciais do Sol, com o primeiro da Lua a ocorrer esta sexta-feira e que será visível em Portugal, segundo dados astronómicos.

Presidente da República promulga reposição de freguesias mas lei não permite alterações a seis meses de eleições

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quarta-feira o diploma de reposição de freguesias, como é obrigado por lei, mas alertou que não é permitida a criação de freguesias a seis meses de eleições.

BE critica Governo por preterir ligação ferroviária de alta velocidade Aveiro-Salamanca

O Bloco de Esquerda (BE) criticou esta quinta-feira o Governo por ter preterido a ligação ferroviária Aveiro-Salamanca no projeto de alta velocidade.