Serviço Nacional de Saúde vai ser "mais pobre", crê diretor de faculdade de Medicina

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 12 dez (Lusa) -- O diretor da Faculdade de Medicina do Porto, Agostinho Santos, considerou hoje que as pessoas "têm razão para ter medo" sobre o futuro dos cuidados de saúde, porque o sistema público vai ser "mais pobre".

"Têm razões para ter medo de que nos próximos anos tenham sistema de saúde mais pobre do que o atual, de que as comparticipações possam ser alteradas. Há razões para ter medo sobre como vai ser a evolução do financiamento na saúde nos moldes atuais", afirmou o médico, em declarações aos jornalistas no âmbito do debate "Novas Perspetivas sobre efeitos da crise na saúde", organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Apesar dos cortes, o responsável diz não existirem ainda "efeitos mensuráveis [dos cortes] dentro das estrutura" hospitalar e sublinha que "os cuidados ainda são os habituais", mas alerta que não está assegurado que continue a ser assim".

"Há muito medo instalado nas pessoas quanto à sua saúde e têm razão para ter medo. O ideal seria que os cortes afetassem apenas o desperdício, mas a realidade não é assim. Afetam sempre a prestação de serviços. Há riscos, seguramente", afirmou.

Agostinho Santos diz que sempre ouviu falar em crise, mas reconhece que esta é "diferente" porque corresponde a "um empobrecimento muito grande do país que vai ter impactos no financiamento da saúde".

"Até há cinco, seis anos, os orçamentos foram sempre subindo, agora deixaram de subir. É natural que cause restrições", observou.

O diretor da Faculdade de Medicina defende que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) "não está em causa como instituição", mas está convencido de que "não responderá da mesma maneira", designadamente no tempo de espera para consultas".

A isto soma-se "um problema crónico na população mais pobre, que aumentou" e que passa por não comprar todos os medicamentos prescritos pelo médico.

"Não é raro prescrevermos três medicamentos e o doente, na farmácia, comprar apenas um ou dois e perverter o tratamento. Dizem-me que está a aumentar. Não custa imaginar que, com o envelhecimento da população, isto venha a ter impactos", avisou.

A questão, explica, é que para as pessoas "que vivem no limiar", qualquer aumento de custos, "que até pode nem ser na saúde, mas na alimentação", "tem impacto na saúde".

"Temos de garantir que o sistema é sustentável. Caso contrário, podemos gritar, podemos discutir, podemos indignar-nos, mas o sistema estoura por ele próprio e ficamos sem nada", defendeu o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João, António Ferreira.

O administrador prefere não falar em despedimentos, mas reconheceu que terá de "dispensar os que não fazem e não querem fazer" e diz que prefere "a implementação de políticas que assentem no reconhecimento e valorização das pessoas por aquilo que elas fazem" em vez de "cortes transversais como cortes de salários iguais para toda a gente".

Alertando para a "inversão dramática da pirâmide etária" nacional, António Ferreira aponta para os próximos anos "um crescimento ainda maior da despesa de saúde".

"Vamos ter muito mais gente a precisar de cuidados e vamos ter muito menos gente a produzir riqueza. Assim, não há sistema que seja sustentável se não implementarmos muitas mudanças", afirma, falando na necessidade de "prescrever os medicamentos mais baratos" e na redução de camas nas unidades "de [doentes] agudos" para as aumentar nos "cuidados prolongados".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.