Sete concelhos de Portalegre, Faro e Santarém em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jul (Lusa) -- Sete concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, estão hoje em risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Gavião (Portalegre) e Mação (Santarém).

O IPMA colocou ainda vários concelhos em risco 'elevado' e 'muito elevado' nos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

ÀS 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de oito incêndios em fase de conclusão, que mobilizavam 817 operacionais, com o apoio de 267 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a partir do final manhã, e moderado a forte no litoral e nas terras altas, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, pequena descida da temperatura mínima e da máxima no litoral oeste.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 23 graus celsius, no Porto entre 14 e 22, em Vila Real entre 12 e 25, em Bragança entre 12 e 28, em Viseu entre 11 e 25, na Guarda entre 10 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 30, em Santarém entre 16 e 26, em Portalegre entre 12 e 28, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 14 e 29 e em Faro entre 17 e 30.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".