Detidos na Colômbia dois empresários por escândalo da brasileira Odebrecht

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 19 jul (Lusa) -- As autoridades colombianas detiveram na terça-feira dois empresários no âmbito das investigações para esclarecer o pagamento de subornos da construtora brasileira Odebrecht para obter o contrato de uma estrada na Colômbia.

Os empresários são Federico Gaviria e Eduardo José Zambrano, indicou a agência noticiosa espanhola EFE.

A concessão da estrada Ruta del Sol II inclui a construção de 600 quilómetros de estradas com pista dupla, que liga o centro do país à costa atlântica, entre as cidades de Puerto Salgar (Cundinamarca) e San Roque (Cesar), um projeto ainda não concluído.

Segundo documentos publicados a 21 de dezembro pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Colômbia está entre os países da América Latina e África em que a Odebrecht pagou subornos para obter contratos.

As detenções de Gaviria e de Zambrano ocorreram depois das confissões do ex-senador colombiano Otto Bula, atualmente preso, que recebeu 4,6 milhões de dólares (3,9 milhões de euros) da empresa brasileira para a adjudicação do contrato Ruta del Sol fase II.

De acordo com o jornal El Tiempo, Gaviria teria agido como uma espécie de estruturador do negócio e também moveu influências com o ex-vice-ministro dos Transportes Gabriel Garcia Morales, que alegadamente recebeu um suborno de 6,5 milhões de dólares (5,6 milhões de euros) da Odebrecht. Morales também está na prisão.

Quanto a Zambrano, o Ministério Público está a investigar as possíveis ligações com o ex-vice-ministro dos Transportes do governo de Álvaro Uribe, Daniel García Arizabaleta.

FV // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.