Fotografias valem donativos para os bombeiros, quarta e quinta-feira, em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Imagens captadas pelas lentes de 201 fotojornalistas e outros fotógrafos profissionais podem ser levadas para casa em troca de um donativo para os bombeiros, esta quarta e na quinta-feira, no Museu das Telecomunicações, em Lisboa.

Na ação "Uma imagem solidária", as imagens podem ser vistas e trocadas por donativos com um valor mínimo de 20 euros. O valor angariado será entregue, na totalidade, à corporação dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

O que começou por ser uma ação de fotojornalistas, sob o lema "o melhor de cada um de nós para o melhor de todos nós", estendeu-se a outros profissionais da fotografia, "que se mostraram interessados em participar", disse à agência Lusa o mentor da iniciativa, o fotojornalista António Cotrim.

As imagens, de tema livre, foram impressas no formato 30x40cm. Algumas fotografias, adiantou António Cotrim, chegaram de Macau, da China, da Alemanha, de França e do Brasil.

Na página da iniciativa na rede social Facebook já foram sendo divulgadas algumas das imagens que estarão disponíveis para venda por um valor mínimo "simbólico, que não paga o trabalho de quem fotografou, que tenta ir ao encontro do maior número de participantes".

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho, em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.