Liga dos Bombeiros critica novas regras de comunicação da ANPC

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acusou hoje, em declarações à Lusa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) de aplicar a "lei da rolha", em reação às novas regras de comunicação anunciadas na terça-feira.

A ANPC anunciou que vai fazer a partir de quarta-feira dois 'briefings' diários, incluindo aos fins de semana, sobre os incêndios no país, um de manhã e outro ao final do dia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC justificou a medida com a necessidade de divulgação de informação completa e atualizada em matéria de incêndios rurais e diz que a mesma também liberta "os comandantes das operações de socorro para se concentrarem no essencial, que é a conduta das operações de proteção civil nos vários teatros de operações".

Para Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), esta situação levou-o a dizer que "parece a aplicação da 'lei da rolha'", classificando-a como "um atentado ao direito à informação" e aludindo a uma situação de "democracia suspensa na estrutura" da ANPC.

Indicia, insistiu, "e é grave que assim seja, que a ANPC não acredita nos quadros que ela próprio nomeou. Se não têm competências para informar, como podem ter para comandar?".

Marta Soares considerou que "isto é muito estranho", uma vez que, justificou, (parece que a ANPC) "tem dúvidas sobre a capacidade de informar o que se passa", apesar de "todas estas pessoas fazerem todos os anos cursos intensivos" de comunicação.

"Então, agora proíbe-os de falar?! E retiram a informação do local onde o incêndio está a decorrer? Para ser filtrada através de Lisboa? Um incêndio em Alijó, Mangualde, Valença, Guarda ou Vila Real de Santo António?", questionou.

Para Marta Soares, o novo figurino não lhe parece resultar de uma vontade de quer informar convenientemente, perguntando: "O que querem filtrar? O que não se pode dizer?", concluindo que "impera a lei da rolha", o que "não pode admitir-se".

Por outro lado, o presidente da Liga dos Bombeiros salientou que as novidades "não têm impacto nos comandantes dos corpos de bombeiros", uma vez que "estes têm toda a liberdade -- e é como que um alerta à Comunicação Social -- no sentido de que qualquer comandante de bombeiros que esteja no teatro de operações está sempre disponível, ninguém lhe pode cercear a liberdade de comunicar".

"Só eles é que podem decidir se querem falar ou não", vincou.

Por fim, Marta Soares afirmou que "não acredita que a ANPC não reflita sobre estas questões e não retire esta prática, porque se trata de um cercear do direito à informação e da aplicação da 'lei da rolha'".

Pelas novas regras da ANPC, os encontros com a imprensa para fazer um ponto da situação acontecem às 09:00 e às 19:00, na sua sede, em Carnaxide, e que às terças-feiras o comandante operacional nacional, Rui Esteves, fará um ponto da situação mais alargado.

"Fora destes horários, os jornalistas poderão acompanhar a informação atualizada sobre os incêndios rurais em www.prociv.pt, através de contacto com o Oficial de Operações e Emergências (OFOPE) do Comando Nacional de Operações de Socorro ou a assessoria de imprensa da ANPC", adianta o comunicado.

A ANPC explica que visa assim "disponibilizar em contínuo informação operacional aos jornalistas, de modo a poderem realizar o seu trabalho com o máximo rigor e eficiência", deixando implícito que os comandantes das operações de socorro não disponibilizarão informação.

RN (FP) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.