Município de Torre de Mocorvo ativa Plano de Emergência Municipal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Torre de Moncorvo, Bragança, 18 jul (Lusa) -- O município de Torre de Moncorvo decretou esta noite o Estado de Emergência Municipal devido ao incêndio com duas frentes que desde a tarde lavra no concelho e está a ser combatido por 261 operacionais.

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, disse à agência Lusa, no local, que também foi acionado o Plano Municipal de Emergência, cerca das 22:00.

Entretanto, o grupo operacional que combate o incêndio que esta tarde deflagrou em Torre de Moncorvo foi reforçado em 173 elementos e mais 73 viaturas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil Municipal.

Segundo a mesma fonte, a combater este incêndio, com duas frentes, que deflagrou às 14:02 na freguesia de Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo, estão agora 261 operacionais e 91 viaturas, entre elas mais sete máquinas de rasto que fazem parte do reforço.

A fonte adiantou que este reforço de 173 operacionais é proveniente dos distritos de Braga, Lisboa e Setúbal e às 21:45 já estava no local, a ser colocado no cenário de combate ao fogo.

Segundo informações recolhidas junto do posto de comando, instalado há cerca de duas horas, não há aldeias em perigo, mas o Comandante Operacional Distrital (CODIS) está ainda a fazer o reconhecimento.

Segundo a Lusa constatou no local, o fogo está a consumir uma zona essencialmente povoada de mato, castanheiros e amendoal, tendo passado pela Serra de Reboredo, tida como uma das maiores manchas de carvalho branco da Europa.

O fogo está a lavrar em várias frentes, sendo avistado da Estrada Nacional 220, que liga Torre de Moncorvo ao cruzamento de Freixo de Espada à Cinta, via que está cortada na zona do Carvalhal.

ARA/FYP/LIL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.