Autoestrada 25 reaberta à circulação junto à Guarda

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 18 jul (Lusa) - A circulação automóvel foi retomada hoje pelas 19:50 na Autoestrada 25 (Aveiro/Vilar Formoso), no troço Guarda-Vilar Formoso, disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial da Guarda da GNR.

O trânsito foi interrompido na autoestrada (A25) por volta das 15:30, devido ao avanço das chamas na zona de Leomil, no concelho de Almeida, mas a circulação foi retomada pelas 19:50, porque, segundo a fonte, "há condições de segurança" para os veículos circularem naquela via.

No entanto, a GNR recomenda aos condutores em trânsito pela A25 que tenham "cuidados devido ao fumo" e que adequem "a velocidade às condições que se fazem sentir", no troço entre a fronteira de Vilar Formoso e a cidade da Guarda.

Devido ao incêndio que lavra na zona da Guarda desde segunda-feira, a Guarda Nacional Republicana mantém encerrada à circulação rodoviária a Estrada Nacional 16, entre Vilar Formoso e a zona da Guarda, admitindo que a via possa ser reaberta em breve, quando existirem condições de segurança para os automobilistas poderem transitar.

As chamas, que começaram na segunda-feira às 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, evoluíram para os concelhos vizinhos de Almeida, Pinhel e Sabugal.

Pelas 20:00, o fogo rural estava a ser combatido por 593 operacionais, 186 viaturas e cinco meios aéreos, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No distrito da Guarda registam-se mais dois incêndios.

Um fogo lavra em Ribamondego, Gouveia, e está a ser combatido por 153 homens, 39 viaturas e seis meios aéreos, segundo a fonte.

Em Murça, Vila Nova de Foz Côa, está um incêndio rural ativo, que envolve no seu combate 81 homens e 24 viaturas.

ASR (RBF) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.