Novo livro da poetisa Maria Teresa Horta, "Poesis", é apresentado hoje em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- O novo livro da poetisa Maria Teresa Horta, "Poesis", é apresentado hoje, em Lisboa, ao final da tarde, num conversa entre a autora e o jornalista Nicolau Santos.

"Poesis" é o título do novo livro de poesia de Maria Teresa Horta, que se estreou literariamente em 1960, e a conversa entre a poetisa e o jornalista está agendada para as 18:30, na Livraria Leya na Buchholz, na rua Duque de Palmela, em Lisboa.

Segundo comunicado das Publicações D. Quixote, que chancelam a obra, esta é "uma reflexão sobre a poesia e, também, um retrato poético sobre a vida da própria autora enquanto poetisa, com vários poemas alusivos ao seu percurso pessoal, abordando as dificuldades e as perseguições de que foi alvo enquanto mulher e autora de poesia erótica".

Maria Teresa Horta, de 80 anos, fez parte do grupo literário denominado "Poesia 61" e estreou-se com "Espelho Inicial" (1960).

Na área da poesia tem publicados 22 títulos, além de antologias, como "Poesia Reunida 1960-2006", em 2009.

Em 2012 publicou "As Palavras do Corpo (Antologia de Poesia Erótica)" e "Poemas para Leonor", este último inspirado na poetisa Leonor de Almeida Lorena e Lencastre, marquesa de Alorna, uma antepassada sua, do lado materno, e sobre quem escreveu o romance "As Luzes de Leonor", que lhe valeu o Prémio D. Diniz.

A livraria Leya na Buchholz foi a escolhida, este ano, como Livraria Preferida, numa eleição 'online', promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no âmbito do programa "Ler em Todo o Lado".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.