Evacuada instituição que apoia jovens com deficiência no concelho de Almeida

| País
Porto Canal com Lusa

Almeida, Guarda, 17 jul (Lusa) - As instalações da ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, na localidade de Cabreira, concelho de Almeida, foi evacuada esta noite devido à proximidade do fogo que lavra no concelho, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

António Baptista Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeida, adiantou que às 23:00 a instituição foi evacuada e os 13 utentes e seis funcionários foram transportados para a Casa da Juventude de Almeida, "onde vão passar a noite".

Segundo o autarca, a decisão foi tomada por precaução, pois como a instituição apoia jovens com deficiência mental, foram retirados do local "para que não assistam a este cenário das chamas" que estão nas proximidades da aldeia de Cabreira.

"[A sua retirada do local] foi decidido e bem e entendeu-se que seria a melhor forma, porque o fogo está a aproximar-se", disse.

António Baptista Ribeiro contou que os jovens utentes da ASTA não corriam perigo, porque em redor das instalações "está tudo limpo" o que "evitaria a chegada do fogo".

"Não é porque haja propriamente perigo, mas como as chamas se estão a ver daqui, entendemos levá-los para a Casa da Juventude de Almeida, para passarem a noite mais tranquila", rematou o autarca de Almeida.

O incêndio que esta tarde começou no concelho da Guarda entrou no concelho de Almeida e tem quatro frentes que avançam em direção a quatro freguesias, disse também à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo o autarca de Almeida, António Baptista Ribeiro, pelas 22:50 o incêndio rural seguia "ao longo de toda a Ribeira das Cabras", em direção às freguesias de Freixo, Parada, Cabreira e Amoreira.

"Não há vento, mas o incêndio está complicado. Está a lavrar nas duas margens da Ribeira das Cabras e com quatro frentes muito ativas", referiu o autarca que está no terreno a acompanhar a situação.

As chamas também atingiram o concelho do Sabugal, em particular a área da freguesia de Cerdeira, segundo o vereador Vítor Proença, com o pelouro da proteção civil.

O autarca desconhece os prejuízos causados pelo fogo, anunciando que na terça-feira os técnicos municipais irão para o terreno "fazer o levantamento do que aconteceu".

Vítor Proença adiantou à Lusa que durante o combate ao fogo que começou na zona de Rochoso, no concelho da Guarda, um veículo dos Bombeiros Voluntários do Sabugal "ardeu parcialmente" e um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros, tendo tido alta após receber assistência hospitalar.

O fogo começou pelas 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, e evoluiu para os concelhos vizinhos de Almeida e do Sabugal.

Pelas 23:50 o fogo rural estava a ser combatido por 272 operacionais e 93 viaturas, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

ASR // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".