Soprano Filipa Portela venceu o 19.º Concurso de Interpretação do Estoril/2017

| País
Porto Canal com Lusa

Cascais, Lisboa, 17 jul (Lusa) -- A soprano Filipa Portela venceu o 19.º Concurso de Interpretação do Estoril/2017, no valor de 3.000 euros, e, em ex-aequo com a soprano Marina Pacheco, o Prémio do Público, foi hoje divulgado pela organização.

O Prémio permite à soprano Filipa Portela, de 29 anos, participar, no próximo ano, em vários concertos, nomeadamente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Clássica do Sul, a Filarmonia das Beiras e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Também no próximo ano, Filipa Portela, que terminou este ano a Licenciatura em Música, na Variante Canto, no Real Conservatório da Escócia, com o "Escom First Class Honours Degree", irá participar no 44.º Festival de Estoril-Lisboa, no 39.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e no Cistermúsica - XXIII Festival de Música de Alcobaça, e também efetuar uma gravação na RDP/Antena 2.

No 2.º lugar ficou Raquel Saraiva, de 29 anos, em fagote, que receberá um prémio no valor pecuniário de mil euros. O 3.º prémio, no valor de 750 euros, foi em ex-aequo para Maria Nabeiro, de 19 anos (violoncelo) e Marina Pacheco, de 31 anos.

O Prémio do Público, no valor de 250 euros, foi ex-aequo para as sopranos Filipa Portela e Marina Pacheco.

O júri foi presidio pela maestrina Maria Teresa de Macedo, e constituído ainda por Nuno Pólvora, do Teatro Nacional de São Carlos, e Mário Marques, em representação do Festival Estoril Lisboa, que organiza a competição.

Filipa Portela, a vencedora do certame, realizou, em 2015, um estágio profissional na "Operação Nariz Vermelho", como "Doutora Palhaço", tendo feito visitas semanais a hospitais no Porto, em Coimbra e em Braga.

Participou no Curso Internacional de Música Vocal, organizado pela Universidade de Aveiro. No ano passado, participou na ópera "La Bohème", de Puccini, tendo interpretado o papel de Musetta, numa produção da companhia Opera Bamba, em Paisley, na Escócia.

Participou no Curso Internacional de Música Vocal organizado pela Universidade de Aveiro.

Com a bolsa de Especialização e Aperfeiçoamento Artístico, da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), finalizou a licenciatura em Música, na Variante Canto, pela Universidade de Aveiro.

Este ano foi finalista do concurso Governor's Prize, no Royal Conservatoire of Scotland.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.