Comédia de Shakespeare fecha Festival de Almada com abordagem séria da transexualidade

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul (Lusa) -- A comédia "Sonho de uma noite de Verão", de William Shakespeare, foi pretexto da companhia galega Voadora para abordar a transexualidade, no espetáculo que encerra a 34.ª edição do Festival de Almada, na terça-feira.

Apesar de partir de repertório clássico, esta companhia que à edição de 2015 do certame trouxe outra peça do 'Bardo', "Tempestade", volta a basear-se numa obra do que é considerado o maior escritor, dramaturgo e poeta inglês, construindo um espetáculo que serve de pretexto para abordar o universo 'queer' e levar para a cena um transexual, que fala da sua experiência enquanto militar, como se lê no programa do Festival.

Numa companhia conhecida por sobrepor uma estética pop, a provocação e uma linguagem direta, aos textos de que parte, a peça que a Voadora de Santiago de Compostela apresenta, às 22:00, no palco grande da Escola D. António da Costa, em Almada, continua a dessacralização de autores e de títulos do cânone da dramaturgia universal, que tem pautado o seu trabalho.

E apesar de a identidade da companhia lhe valer detratores, também é um facto que tem um grupo de seguidores que não para de crescer, acrescenta o programa do Festival, sublinhando que o espetáculo chega a Almada depois de uma digressão por 15 cidades da Galiza.

Com dramaturgia de Marco Layera e encenação de Marta Pazos -- que também assina a cenografia -, este "Sonho de uma noite de Verão", falado em castelhano e legendado em português, é interpretado por nove atores.

Nascida em 1976 e licenciada em Belas-Artes, Marta Pazos formou-se, depois, em Teatro-dança e Teatro cómico, e tem desenvolvido trabalho em Espanha e Portugal.

"Calypso", um espetáculo da Voadora sobre a mudança de paradigma das sociedades atuais e o estabelecimento de novos modelos de relações, com o abandono do sistema social, foi o trabalho encenado pela criadora, apresentado no Porto, no Palácio do Bolhão, em junho último, no âmbito da 40.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Fitei).

A programação da 34.ª edição do Festival envolveu 44 produções de teatro, dança e música, 27 das quais espetáculos de sala. Destes, 13 foram criações portuguesas, cinco delas em estreia.

Espetáculos e animação de rua, concertos, exposições e debates foram outras das propostas do Festival, que este ano homenageou o artista plástico, cenógrafo e figurinista António Lagarto.

Organizado pela Companhia de Teatro de Almada (CTA) e dirigido pelo diretor da companhia, Rodrigo Francisco, o certame está orçado em 820.000 euros - 257.000 investidos pela câmara local, 363.000 resultantes de parcerias e de receitas próprias do certame, e 200.000 com origem nos subsídios atribuídos pela Direção-Geral das Artes (metade do financiamento da DGArtes à companhia).

Os espetáculos de sala decorreram na Casa da Cerca/Centro de Arte Contemporânea, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Teatro-Estúdio António Assunção, na Incrível Almadense e no Fórum Romeu Correia - em Almada -, e no Teatro Taborda, Teatro Nacional D. Maria II e Centro Cultural de Belém (Lisboa).

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.