Municípios vizinhos da zona afetada em Pedrógão Grande querem projeto florestal mais abrangente

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 16 jul (Lusa) - Os municípios vizinhos da zona mais afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis defendem um projeto-piloto para a floresta mais abrangente, tendo Ansião e Alvaiázere enviado já uma carta ao primeiro-ministro a exigir a sua integração.

As autarquias afirmam que têm investido na proteção civil e na sensibilização das populações para a prevenção de incêndios, mas grande parte da resolução do problema, notam, passa por um ordenamento e um cadastro florestal, numa estratégia integrada - ação para a qual os municípios sozinhos não têm capacidade.

"Não havendo legislação aprovada é difícil", nota o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, que em 2003 viu 90% da área florestal do seu concelho ardida. Desde então, "não se fez nada", apesar das promessas que já ouviu de se repensar a floresta.

Para os municípios vizinhos, todos da zona do Pinhal Interior e a maioria com uma grande percentagem de área florestal, seria necessário uma integração destas autarquias no projeto-piloto de reordenamento prometido pelo Governo.

Os presidentes dos municípios de Ansião, Rui Rocha, e de Alvaiázere, Célia Marques, do distrito de Leiria, tomaram até uma posição conjunta e enviaram já uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a pedir "um programa mais abrangente", contou à Lusa Célia Marques.

"Compreendo que quando falamos deste tipo de intervenções não seja possível colocar todos os municípios no mesmo patamar de igualdade, mas é uma oportunidade perdida se todos os municípios que foram afetados não estejam envolvidos", disse, sublinhando que o risco de incêndio no concelho de Alvaiázere (no mesmo distrito) é agora "mais acentuado", por ter toda a área envolvente "a norte já ardida".

Segundo Rui Rocha, é nos concelhos vizinhos da zona afetada em junho na região Centro que passa "a haver maior possibilidade de ocorrerem incêndios".

"Gostávamos de beneficiar da articulação com o Governo, para perceber como podemos intervir na salvaguarda da floresta que temos", sublinhou o presidente da Câmara de Ansião.

Em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, onde o incêndio ficou "no limite de entrada do concelho", o presidente da Câmara, António Miguel Baptista, defende a integração de "todo o Pinhal Interior" no projeto-piloto de ordenamento e cadastro florestal.

O presidente da autarquia de Proença-a-Nova, João Lobo, defende a mesma posição, sublinhando que estará presente a 19 de julho na reunião entre municípios afetados e Governo, para dar "nota de que há necessidade de estender o projeto a toda a zona do Pinhal".

"Não havendo reordenamento fora da zona afetada, continua a haver risco. Terá que abranger toda esta área", frisou o governante de um município em que 80% do território é ocupado por floresta.

"A floresta faz parte da nossa vida e tem de ser uma das prioridades e uma das preocupações. Delapidar a fonte de riqueza de forma cíclica e continuada tem de parar. Tem que se pegar na raiz do problema, que é a gestão do espaço", salientou João Lobo.

Dois grandes incêndios florestais começaram no dia 17 de junho em Pedrógão Grande (Leiria) e Góis (Coimbra), tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 imóveis, 205 dos quais casas de primeira habitação.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta.

JYGA // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.