Exposição com fotografia radical do artista Geraldo de Barros inaugura este sábado

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jul (Lusa) - Um conjunto de séries de fotografias de Geraldo de Barros, dos anos 1940/1980, período marcante da obra radical do artista brasileiro, vai estar em exposição a partir de hoje, no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa.

De acordo com a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a exposição, que é inaugurada hoje, às 17:00, é apresentada em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, integrada na programação da Passado e Presente -- Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017.

Intitulada "Geraldo de Barros, Fotoformas e Sobras", a exposição é comissariada por Michel Favre, e apresenta parte da coleção do Arquivo Geraldo de Barros, sediado em Genebra, na Suíça, dando a conhecer a obra de um dos mais radicais e fundamentais artistas da modernidade brasileira, segundo a organização.

Geraldo de Barros (1923-1998), nascido em São Paulo, no Brasil, "foi um artista múltiplo, um permanente experimentador, um artista comprometido com a arte de intervenção através dos muitos movimentos em que participou".

Foi um ativista em vários coletivos de artistas brasileiros, como o Grupo XV, nos anos de 1940, o grupo de arte concreta Ruptura, em 1952, a comunidade de trabalho e fábrica de móveis UNILABOR e o Grupo Rex, na década de 1960.

As séries apresentadas nesta exposição são a representação mais expressiva da fotografia abstrata criada por Geraldo de Barros, e correspondem a dois períodos em que a fotografia foi o centro da sua atividade como artista.

"Fotoformas" é uma série iniciada em 1946, que tem o seu expoente na exposição do Museu de Arte de São Paulo, apresentada em janeiro de 1951, com museografia de Lina Bo Bardi, e constituiu um momento iconoclasta na sociedade paulistana de então.

É determinante para o trabalho de Barros o contato com a obra de Max Bill, em 1950, nomeadamente pela dimensão construtiva, razão que o leva a viajar para a Suíça em 1951, e depois para Ulm, na Alemanha, para estudar com Otl Aicher os fundamentos do design gráfico.

Após uma carreira em pintura e desenho de mobiliário, de uma forma industrial, até os anos de 1980, Barros regressou à fotografia, ou, mais precisamente, à reinvenção do trabalho das imagens a partir das fotografias, com a série "Sobras", em 1996, dois anos antes de morrer.

Estas suas últimas obras são feitas a partir de negativos do arquivo pessoal do artista, recortados e montados sobre placas de vidro e depois pintados com tinta-da-china e enquadrados por fita adesiva.

A exposição estará patente no Museu Arpad Szénes - Vieira da Silva até ao próximo dia 17 de setembro.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.