Ópera "Dido e Eneias", do britânico Henry Purcell, chega ao CCB no dia 24 de julho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul (Lusa) - A Academia Barroca Europeia de Ambronay regressa ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a ópera "Dido e Eneias", de Henry Purcell, no dia 24 de julho.

A apresentação conta com a direção do maestro e tenor Paul Agnew, que é co-diretor da academia para jovens cantores Le Jardin des Voix (O jardim das vozes) e já colaborou com várias orquestras internacionais, tendo interesse na formação de jovens músicos.

A Academia Barroca Europeia de Ambronay foi criada em 1993, e aposta na educação e profissionalização de novos músicos europeus na área da música barroca.

Cada espetáculo da academia reconstrói uma obra do repertório barroco e circula por várias salas de espétaculos, ao longo do continente europeu.

Em comunicado, o Centro Cultural de Belém descreve a ária final de "Dido e Eneias" - o conhecido "Lamento de Dido" - como "um dos mais espantosos lamentos compostos para ópera".

"A música ora acaricia a letra, ora lhe resiste, ilustrando o seu sentido ou transmitindo os seus limites", descreve o CCB.

"Dido e Eneias" é baseada na "Eneida", de Virgílio.

A ação decorre em Cartago, onde a rainha viúva Dido se apaixona por Eneias, refugiado na cidade depois de Troia ter sido destruída pelos gregos, e se suicida quando este a abandona.

A ópera de Henry Purcell, pioneiro do barroco inglês e da ópera britânica, será completada por excertos de "Dido", do compositor francês Henri Desmarest, nome do barroco tardio, que incide sobre o mesmo tema.

A récita realiza-se no dia 24 de julho, às 21:00, no Grande Auditório do CCB.

RZC/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.