Museu Nacional de Arte Antiga reabre salas com contratação temporária de vigilantes

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul (Lusa) - A Direção-Geral do Património Cultural concluiu hoje o processo de contratação externa de vigilantes para o Museu Nacional de Arte Antiga, o que permitirá reabrir as salas encerradas da instituição, segundo fonte daquele organismo.

"Está concluída a contratação de cinco rececionistas, no âmbito do procedimento externo", a que se junta mais "um vigilante cedido pelo Museu Nacional dos Coches", num total de seis pessoas, disse à agência Lusa fonte da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Estas contratações são feitas pelo período de um mês, a partir da próxima terça-feira, "até 18 de agosto", altura em que serão reavaliadas, de acordo com as necessidades do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), e vêm responder à falta temporária de pessoal, na instituição, resultante sobretudo "de se encontrarem sete vigilantes de baixa médica", segundo a DGPC.

A direção do MNAA decidira, há algumas semanas, encerrar a maioria das suas salas, de terça a sexta-feira, devido à falta de vigilantes/rececionistas, tendo colocado um aviso, no seu sítio 'online'. Este encerramento abrangia os pisos 01 e 02, durante o horário de funcionamento (10:00/18:00), e o piso 3, das 12:00 às 15:00.

O fecho parcial nunca atingiu a exposição temporária, "Madonna. Tesouros dos Museus do Vaticano", nem as salas de pintura europeia, nem incluía o funcionamento do fim de semana.

Atualmente, a página do MNAA indica que o encerramento parcial se verifica apenas até ao final do dia de hoje.

Os pisos 01 e 02 acolhem as exposições, enquanto o piso 03, que reabriu no ano passado, com um novo circuito expositivo, ao fim de vários meses de obras, acolhe a coleção de pintura e escultura portuguesas, onde se encontram algumas das peças mais importantes do acervo, como os Painéis de São Vicente.

Até esta semana, o MNAA manteve o aviso de que se encontrava "parcialmente encerrado", com os pisos 01 e 02 fechados de terça a sexta-feira, e o piso 03, entre as 12:00 e as 15:00, também de terça a sexta-feira, mantendo por isso um desconto de 50% do preço dos bilhetes.

Na semana passada, o diretor do museu, António Filipe Pimentel, quando contactado pela Lusa, disse que não prestava declarações sobre o encerramento das salas.

A DGPC, por seu lado, respondeu que iria recorrer à contratação externa para reabrir as salas fechadas do MNAA.

O organismo que tutela os museus, palácios e monumentos nacionais, confirmou na altura o encerramento parcial do principal museu nacional do país, atribuindo-o "à circunstância de se encontrarem sete vigilantes de baixa médica".

"Perante este facto, o encerramento temporário de algumas salas afigurou-se inevitável, de modo a preservar a segurança da coleção. A solução para esta situação atípica é a contratação externa de vigilantes, processo que a DGPC desencadeou de imediato, prevendo-se que o MNAA possa retomar o seu normal funcionamento no mais curto espaço de tempo", afirmou a DGPC, numa resposta enviada à Lusa, por correio eletrónico.

Posteriormente, a DGPC anunciou o desconto de 50 por cento do valor habitual dos bilhetes.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, de pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, e é um dos museus com maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Além dos Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, o acervo integra ainda, entre outros tesouros, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I, datada de 1506, os Biombos Namban, do final do século XVI, que registam a presença dos portugueses no Japão.

Hieronymous Bosch, Albrecht Dürer, Piero della Francesa, Hans Holbein, o Velho, Pieter Bruegel, o jovem, Lucas Cranach, Jan Steen, van Dyck, Murillo, Ribera, Nicolas Poussin, Tiepolo, Fragonard são alguns dos mestres europeus representados na coleção do MNAA.

Em 2016, o MNAA somou 175.578 visitantes, mantendo o segundo lugar na lista dos mais visitados dos museus nacionais.

MAG/(AG) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.