Cinco imóveis e o Castro do Castroeiro classificados como "interesse público"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) -- Cinco edifícios foram classificados como de "interesse público", assim como o sítio arqueológico de Castro do Castroeiro, em Mondim de Basto, Vila Real, foi hoje publicado no Diário da República.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) publica seis despachos que classificam diferentes edifícios como de "interesse público", entre eles, o Convento e Igreja de N.S. da Penha de França, em Lisboa.

Na capital, obteve igual classificação o edifício da Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA), "incluindo o património móvel integrado", que confina com as ruas Barata Salgueiro, Castilho e Mouzinho da Silveira, na atual freguesia de Santo António. Outros imóveis classificados situam-se em Cascais, Sintra, Torres Vedras e Coimbra.

O despacho de classificação do antigo Convento de N. S. da Penha de França, inclui "o património integrado".

O convento que pertenceu à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho tem origem em 1597, como ermida para Nossa Senhora no cumprimento de um voto de António Simões efetuado na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. O convento entretanto erguido foi destruído pelo terramoto de 1755 e começou a ser reconstruído dois anos depois e, em 1834, no âmbito da lei de expulsão das ordens religiosas, passou a fazer parte dos imóveis do Estado.

A igreja manteve sempre serviço religioso e é sede da Irmandade de N.S. da Penha e de S. João Batista. Em algumas dependências conventuais funciona, atualmente, a direção nacional da PSP.

O convento possui um claustro de dois andares, retangular, e segundo o portal da DGPC, no interior da igreja "sobressai a riqueza de mármores policromos, em tons de azul, branco, verde e rosa", destacando-se uma pintura atribuível a Pedro Alexandrino de Carvalho ou a Vieira Portuense, assim como "os altares laterais de talha dourada, com telas marianas atribuídas a Diogo Magira".

O edifício da SNBA, também em Lisboa, "é um exemplo do ecletismo arquitetónico preconizado por grande parte dos arquitetos da época e neste caso particular por Álvaro Machado, seu autor, foi construído no início do século XX com uma estrutura mista de ferro, madeira e alvenaria de pedra", lê-se no portal da SNBA.

O texto assinado pelos arquitetos Nuno Magalhães e David Dionísio afirma que "o edifício é testemunho de uma técnica construtiva que acusa a influência que a arquitetura dos engenheiros, muito divulgada nos finais do século XIX, teve em alguns dos arquitetos portugueses".

Nos arredores da capital foram também classificados como de "interesse público" a Igreja de N.S. da Assunção, em Cascais, e o Solar da Quinta Velha do Hespanhol, "incluindo o património móvel integrado", localizada em Carreiras, na União das Freguesias de Dois Portos e Runa, no concelho de Torres Vedras.

A Igreja Matriz de Cascais, cuja origem remonta a 1572, teve sucessivas remodelações, e na sua cobertura em abóbada de berço destaca-se, ao centro, uma pintura com a "Assunção de Nossa Senhora", de José Malhoa, do início do século XX.

O fundador do Solar da Quinta Velha do Hespanhol, em Torres Vedras, terá sido o italiano Filippo Pallastrelli, pai de Bartolomeu Perestrelo, que capitaneou a expedição que descobriu a ilha de Porto Santo, da qual foi o primeiro capitão donatário.

Segundo a DGPC, no interior do solar "destacam-se os azulejos azuis e brancos desenhados por Leopoldo Luigi Batistini", além da talha dourada e alfaias litúrgicas da capela.

Na área da azulejaria, há silhares que replicam a decoração do salão do Paço da Vila, em Sintra, bem como produção da Fábrica de Sant'Ana.

De "interesse público" foi também declarado o solar, jardins, capela, telheiro, fonte e tanque, da Quinta do Regalo, em Geria, na União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra. A fundação desta quinta remonta ao século XVI e pertenceu à família Coutinho, que foi capitã-donatária da Bahia, no Brasil.

O Castro do Castroeiro, em Castroeiro/Campos, em São Cristóvão de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, foi também classificado como de "interesse público".

Segundo informação da DGPC, este povoado, construído durante a Idade do Ferro (1.200 a 550 antes de Cristo), "dispunha de um complexo sistema de fortificação constituído por duas cintas de muralha com paramento duplo revestido com blocos graníticos", e localiza-se na falda do Monte Farinha, a cerca de 500 metros do Santuário de N.S. da Graça.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.