Município de Pedrógão Grande abre segunda-feira gabinete para distribuição de ajuda

| Política
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 09 jul (Lusa) - O gabinete operacional de restauro e reconstrução de Pedrógão Grande, que vai coordenar a distribuição de roupas, alimentação e reconstrução das habitações, entra segunda-feira em funcionamento, disse à agência Lusa o presidente da Câmara local.

Segundo Valdemar Alves, o gabinete vai funcionar na Casa Municipal da Cultura e terá uma linha de apoio direto para os munícipes, abrangendo todas as áreas "que tenham a ver com toda esta sinistralidade" provocada pelo incêndio que deflagrou a 17 de junho.

Para este serviço, que vai funcionar em paralelo com os serviços municipais, a Câmara contratou três pessoas e recorreu a três contratos de emprego-inserção do Instituto de Emprego e Formação Profissional, adiantou o autarca.

"O gabinete vai ter um responsável por setor, que trata a informação recebida e atua em conformidade", explicou o presidente da autarquia, acrescentando que, com o apoio dos fuzileiros, foi criado um programa informático para registar a distribuição de roupas e alimentação pela população, entre outros apoios.

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 imóveis, 205 dos quais casas de primeira habitação, gerando uma enorme onda de solidariedade a nível nacional.

Nas últimas semanas têm chegado camiões de roupa, que já supriu todas as necessidades, de alimentos, móveis e eletrodomésticos, sendo que as necessidades agora se viram mais para medicamentos, materiais de construção, árvores de fruto e sementes.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas que consumiram 53 mil hectares de floresta.

AMV // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.