Autárquicas:Candidato do BE no Porto denunciou "privatização encapotada" da STCP

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jun (Lusa) -- O candidato do BE à Câmara do Porto, José Soeiro, afirmou hoje que "permanece a prática de privatização encapotada" na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) com o consequente "agravamento do serviço público de transportes".

No final de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores da STCP, José Soeiro referiu que faltam "cerca de 100" motoristas para que seja possível prestar um serviço de transportes públicos de qualidade.

"As áreas de concessão exclusiva da STCP têm vindo a ser reduzidas e há cada vez mais empresas privadas a entrar e a transportar na área da cidade do Porto com a total inoperância quer da Autoridade Metropolitana dos Transportes, quer o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), quer da PSP, que não pode exercer a fiscalização por não encontrar apoio nas outras duas entidades", sustentou.

O candidato do BE denunciou também "o desrespeito pelo acordo da empresa" e "a sobrecarga dos trabalhadores em termos de horário de trabalho".

A candidatura bloquista defendeu o alargamento dos corredores "bus" na cidade que nos últimos anos diminuíram a sua extensão em cerca de 10 quilómetros.

"Um aumento de apenas um quilómetro na velocidade comercial da frota, de 17 para 18 quilómetros/hora, traduz-se numa poupança de três milhões de euros em combustível por ano", sublinhou.

O BE propõe ainda uma alteração na estrutura societária da STCP "com a participação do município e da Área Metropolitana do Porto na definição das orientações estratégicas da empresa" para "acabar com esta situação anómala de uma empresa que exerce atividade na cidade do Porto estar a ser gerida pelo Terreiro do Paço" em Lisboa.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.